Facebook E-Marianos
Reservar

Campeonato Regional de Boccia em Fátima

O Campeonato Regional de Boccia realizou-se em Fátima, nos dias 17 e 18 de novembro.

Nos passados dias 17 e 18 de novembro realizou-se em Fátima, no Colégio de São Miguel, o Campeonato Regional de Boccia. Com atletas vindos da zona centro e das ilhas, esta competição contou com a presença de aproximadamente 40 participantes em representação de 9 instituições ou clubes. A organização deste campeonato ficou a cabo do Colégio de São Miguel e da PCAND — Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Fátima e do Essence Inn Marianos.

Mas interessa saber um pouco mais sobre o Boccia! O Boccia é uma modalidade praticada em todo o mundo e foi dele que tiveram origem outros jogos mais conhecidos como é o caso do bowling e da petanca. A Associação Portuguesa de Parelesia Cerebral foi quem introduziu o Boccia em Portugal que neste momento pode ser praticado em dois moldes: no Desporto Federado e Paralímpico e no Desporto Escolar. No Desporto Federado e Paralímpico existem ainda duas vertentes: é possível a preparação para os Jogos Paralímpicos através dos Programas de Preparação Paralímpicos ou a prática na Federação Portuguesa de Desporto para as Pessoas com Deficiência.

No recinto de jogo, denominado de Campo de Boccia, existe uma bola branca também denominada de bola alvo. O objetivo do jogo é conseguir colocar as bolas de cor — seis azuis contra seis vermelhas o mais perto possível da bola alvo. O Boccia é um desporto misto, que pode ainda ser jogado individualmente ou em equipa, sendo que a sua prática está dividida em classes consoante o tipo de limitação motora que os atletas possuam.

O hotel teve o prazer de receber os atletas que participaram nesta competição. Sendo um hotel idealizado para poder receber todos independentemente do seu tipo de limitação, o Essence Inn Marianos não podia deixar de se associar a um evento como este em que se promove não só o desporto como o bem-estar na diferença.